segunda-feira, 1 de abril de 2013

O coitadinho esquecido


O post de ontem sobre os chinelos da Olympikus me inspirou para o de hoje, que é sobre os injustiçados chinelos "speedo"...

Se eu não me engano, aqui no Brasil, o primeiro fabricante a confeccionar esse tipo de chinelo slide, feito todo de borracha, foi a Grendene, sob a marca Rider, lá nos idos anos de 1980.

Esses chinelos de enfiar o pé (slide), sem ser de dedo, também conhecidos como "estilo speedo", foram uma alternativa muito popular para quem não queria usar Havaianas nem Katina Surf, que à época eram as marcas de chinelo de dedo mais populares que existiam.

Os chinelos de dedo da marca Katina Surf eram muito populares entre os surfistas do litoral aqui de São Paulo. Eu lembro de dois amigos que os usavam direto. Foi o primeiro chinelo de dedo com as tiras feitas de gorgurão que eu conheci, hoje esse tipo de material é bastante comum.



Atualmente acho que só tem a Olympikus e a Adidas fabricando esse tipo de chinelo no Brasil, pelo menos neste momento eu não me lembro de outras marcas. A Rider já fabricou, mas depois que mudaram o nome da marca dos chinelos slide para Cartago, o modelo foi adaptado e perdeu esse ar original. Hoje ele é vendido com os nomes Cartago Bari e Cartago Murano. Também são bonitos, eu tenho um par de cada.

Enfim, que pena que esse estilo não tenha caído muito no gosto dos homens brasileiros. Mas esse modelo é muito comum e tradicional nos EUA, e há muito tempo, pois eu já o vi em vários filmes de hollywood, quem nunca viu?

Lá ele é muito utilizado por homens que gostam de tomar banho de chinelo, especialmente em vestiários. Repare que em quase toda cena de filme hollywoodiano que mostra algum tipo de vestiário masculino aparece um homem usando ou tomando banho com esses chinelos speedo, especialmente aquele modelo azul marinho com listras brancas, que é o mais famoso, tradicional e copiado. Em piscinas também é muito comum de se ver. O americano deve ter gostado e adotado pois é sintético, lavável e dá para usar com meia, o que é útil onde o clima é bem mais frio. Aliás, nada mais doméstico do que usar chinelos com meias, portanto, nunca façam isso em público!







3 comentários:

  1. Me desculpe, mas esse modelo de chinelo é muito feio. Esse tipo de chinelo horroroso slide deixa o pé mais fechado, os dedos não ventilam e ainda o pé fica escorregando pra frente. O melhor chinelo pra tomar banho é havaianas, pois é feito de borracha, não escorrega e também é lavável. Chinelos 'de dedo' são muito melhores.

    ResponderExcluir
  2. Bom post o seu colega, nada como o bom humor em lembrar de bons tempos como nos anos 80 em que usava por ex a famosa katina surf.! Bons tempos! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato prelo comentário! Eu tb curti muito as Katina Surf pois eram praticamente a única opção além das Havaianas, que na época só existiam na versão que hoje chamam de Tradicionais.

      Excluir