sexta-feira, 19 de julho de 2013

Old school, new school: chinelos masculinos tradicionais

Homem usando chinelo slide


No Brasil a marca Itapuã fabrica chinelos e sandálias para homens desde 1956. A empresa nasceu no estado do Espírito Santo e foi, durante muito tempo, a marca mais usada pelos homens. Na época do Dia dos Pais, por exemplo, eram famosos e conhecidos os outdoors que a marca colocava pelas ruas (pelo menos aqui em São Paulo), tanto que o modelo mais popular deles acabou dando origem ao icônico termo “chinelo do papai”.

Porém, justamente por ser uma marca muito conhecida e há décadas no mercado, alguns dos modelos mais antigos e tradicionais são normalmente associados a homens muito maduros, o que espanta o público mais jovem. Esse estilo meio “huarache” sempre foi considerado meio cafona por aqui (Huarache é um tipo de sandália masculina muito popular no México, e que na verdade está mais para um sapato aberto do que para uma sandália).

Tenho percebido que, nas lojas virtuais, está cada vez mais difícil encontrar esses modelos, que também são fabricados pela marca Italianinho. Eu acredito que seja porque o pessoal mais jovem, ou mais descolado, ainda tem na cabeça aquela idéia de que esse estilo “é coisa de velho”, então imagino que a marca esteja apostando em modelos mais contemporâneos e globais para venda na internet, onde o público é mais jovem. Mas fora da internet, esse estilo, que é um misto de sandália e mocassim, ainda é muito popular de norte a sul do Brasil.

Mas, como eu sempre digo, o estilo quem define é o homem. Você pode usar um chinelo super cafona e ficar bonito, assim como usar um chinelo da moda e parecer estúpido. Tudo é uma questão de ter estilo. Abaixo uma pequena amostra de como o pé que usa o chinelo pode fazer ou desmontar um look:

Homem usando Chinelo masculino slide Italianinho estilo motorista em couro com fivela
O rapaz da foto acima está usando o chinelo abaixo, da Italianinho. Quem disso que isso "é coisa de velho"?

Chinelo masculino Italianinho estilo motorista em couro com fivela

Chinelo masculino Italianinho estilo motorista em couro com fivela


Chinelo masculino Italianinho estilo motorista em couro com fivela

Esse estilo abaixo, cujo nome eu não sei (se é que tem) mas que eu chamo de sandália-mocassim, para mim parece mais um sapato recortado do que uma sandália. Mas até que eu já vi alguns modelos mais interessantes:

Sandália masculina tradicional em couro estilo mocassim

Sandália masculina tradicional em couro estilo mocassim

Sandália masculina tradicional em couro estilo mocassim

Pé masculino usando sandália masculina tradicional de couro estilo mocassim - Homem de sandália
Sandália-mocassim? Esse estilo tem nome?!?


Só para ilustrar, abaixo alguns dos modelos mais tradicionais de huaraches para quem ficou curioso:

Huaraches tradicionais
Huaraches tradicionais mexicanas



Nenhum comentário:

Postar um comentário